sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Polícia prende homem que matou homossexual

Uma denúncia anônima levou uma equipe de policiais militares da 3ª Companhia do 4ª BPM a capturar o fugitivo da Justiça Valderi Santana Monteiro, 40, acusado de assassinar um homossexual, em 2006, e fugir. Além disso, é apontado como de alta periculosidade e de agredir várias outras pessoas.

Ontem, o Diário do Nordeste publicou a fotografia do fugitivo e o fato levou moradores da localidade de Betânia, na Zona Rural de Itapipoca (a 130km de Fortaleza), a denunciar seu paradeiro. Ele estava escondido na casa de familiares, quando a patrulha cercou o local indicado na denúncia anônima.

Ainda ontem à tarde, o acusado foi encaminhado à Fortaleza, depois de passar pela Delegacia Regional de Itapipoca. Valderi está detido na carceragem do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Somente nesta sexta-feira, será apresentado à imprensa.

Relacionamento

Há cerca de um ano Valderi estava sendo procurado pela Polícia. Segundo o diretor do DIP, delegado Francisco Alves de Paula, depois de matar o empresário, a marteladas, Valderi fugiu de Fortaleza e não mais foi encontrado. Segundo a Polícia, ele mantinha um relacionamento com a vítima e, aparentemente, não tinha nenhum motivo para praticar o assassinato. O crime ocorreu no bairro Pio XII.

Na manhã de ontem, os moradores de Betânia fizeram uma ligação para o quartel da 3ªCia/4ºBPM, na sede de Itapipoca, e contaram que o homem foragido, cuja fotografia havia sido publicada no Diário do Nordeste, estava escondido naquela localidade. Incontinenti, o comandante da companhia, coronel PM Roberto Alves, formou uma patrulha e determinou que esta fosse averiguar a veracidade da informação. A denúncia da população tinha fundamento.

Segundo o comandante, o fugitivo estava escondido na residência de um tio. Desarmado, ele não reagiu à voz de prisão. Foi, então, algemado e conduzido à delegacia de Polícia Civil daquele Município.

“Trata-se de uma pessoa de alta periculosidade. Aparentemente, ele não tinha nenhum motivo para matar o empresário com quem mantinha um relacionamento. Acreditamos que não foi um crime de latrocínio, apesar do telefone da vítima não ter sido encontrado. Para ele, era mais vantajoso se a vítima estivesse viva”, disse o delegado Alves.

Desde o dia 26 de outubro de 2006, Valderi era considerado fugitivo da Justiça, pois naquela data ele teve prisão preventiva decretada pelo juiz da 5ª Vara do Júri da Capital, Jucid Peixoto do Amaral.

Com a captura do acusado, a Polícia deverá agora esclarecer o assassinato e outros crimes atribuídos a Valderi. O acusado deverá ser ouvido, logo mais, no DIP e sua prisão comunicada à Justiça. Em seguida, ele será recambiado para a Delegacia de Capturas e Polinter.

Nenhum comentário: